BRANDÃO - Uma peça da engrenagem de "Querô - uma reportagem maldita"

  • Quem joga : 
        O jogador é o Brandão, um crioulo de aspecto físico grande, metido a valente, forte, exibido. As pessoas o repeitam, pois representa o medo, por causa do seu jeito de ser e aspecto físico. É um jogador de sinuca e assassino (página 53).
  • Onde joga:
         No Boteco Nau de Ouro.    
  • Quais são as regras do jogo:
     Como um ditador, Brandão impõe regras autoritárias, rígidas, para conquistar seu objetivo.
  •  O que faz para ganhar o jogo:
      Com sua postura tranquila, dominadora e oportunista, provoca o adversário, gozando, rindo, tirando sarro com o intuito de oprimir.
  •  O que sente e pensa quando perde o jogo:
         Malandro e arrogante, ao mesmo tempo muito violento, agressor em palavras, pensa ser inatingível e que pode tudo.
       No primeiro momento do jogo ele não perde, pois está no controle da situação. Ao ganhar, exige seu prêmio, sendo capaz de bater, ameaçar, expor seu adversário às pessoas em volta, para que o humilhem.
       Seguindo a trajetória do jogo, no segundo momento ele perde, quando a polícia  o prende:
(Querô):  "- Cadê o Brandão?
(Dono do boteco): A cana baixou aqui e levaram ele." (página 62).
        Ao perder, se sente com raiva, pois não aceita perder, principalmente a autoridade.
     
 Considerações finais:

       Brandão é perverso, seu jogo pode ser visto por diversos ângulos. Trata-se de um aproveitador, uma peça da engrenagem suja, pois joga baixo. Ele é obediente ao jogo do mundo, se comporta conforme a dança e o movimento do jogo, sabe ser tranquilo, provocador e violento. Conduz o "jogo sujo" conforme a necessidade do momento, se tornando repugnante e nojento, como todos os demais que fazem parte da engrenagem.
    

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