JUIZ- Uma peça na engrenagem "Querô- Uma reportagem maldita"

Quem joga?

    Esse é o Juiz da Vara da Infância e Juventude, personagem coadjuvante na engrenagem, que foi responsável direto da pena de um dos participantes do jogo.
   
Onde joga?

   Como autoridade máxima seu local no jogo, é no Conselho Tutelar, da cidade de Santos, sua atuação consistiu em emitir uma sentença ao um dos participantes da trama.

O que faz para ganhar?
    Nada. Como Plínio Marcos, escreve sobre as mazelas sociais, esse personagem faz parte de uma engrenagem privilegiada, que mesmo tendo poder para reverter casos, não o faz, fazendo com que as injustiças sejam perpetuadas. Fazendo com que seu cargo  É possível perceber esse fato, quando o personagem central é preso, e no Reformatório este  encontra outras pessoas que por lá já passaram, mostrando a fragilidade de adolescentes que são reincidentes, mas o Juiz que é a máxima autoridade instituída, somente os manda novamente para a

O que sentem os perdedores?

   Embora com uma participação mínima, esse personagem, é fundamental para compreendermos como funciona as regras da Justiça Federal. Não considero que esse personagem tenha alguma perda ao longo da jogada. Conforme informei ele é autoridade de um Estado, que é corrompido em suas estruturas legais.

Considerações finais.
    Achei um livro de leitura pesada, me senti muito mal, mas mesmo assim fui até o fim. Já sabia que as desigualdades sociais são imensas, mas fiquei chocada da forma como o autor expos a  realidade de cada personagem e suas vidas. O personagem que trabalhei, de início pensei que teria pouca coisa a tratar sobre ele, refleti sobre as leis brasileiras e a função de um juiz,  alta autoridade, capaz de punir ou absolver, nesse caso foi totalmente omisso, para com um adolescente que quase foi violentado sexualmente. Não se interessou em investigar o caso, apenas fez com que mais uma criança permanecesse no mundo da criminalidade. Portanto depois de muitos anos do livro escrito, sua realidade ainda permanece, agora de forma ainda mais chocante, o Brasil está em tramitação de votar a diminuição da maioridade penal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BRANDÃO - Uma peça da engrenagem de "Querô - uma reportagem maldita"